facebook twitter youtube

Acesse seu produto

 
 
 
     
 

Site do Cliente


Usuário

Senha

Esqueci minha senha

Informações de acesso

------------- ou -------------

CNPJ/CPF

Código de Acesso/Email

Informações de acesso


IOB Educação
Clique aqui e confira nossos treinamentos .

Atualize-se e capacite-se com os melhores profissionais das áreas contábil e financeira, tributária fiscal, trabalhista e jurídica.

Soluções Fiscais

Conheça as Soluções Fiscais da IOB Folhamatic, uma linha de produtos e serviços que garante conformidade e segurança no SPED.


Clique aqui e confira!
 
Líder em softwares de gestão de tesouraria para médias e grandes empresas.

Clique aqui e conheça!

 
CONTÁBIL Voltar
   
Envie essa notícia para um amigo.
 
Contabilista aposta na especialização

Publicado em 03/10/2003 08:21

A exigência do mercado por uma constante atualização fez com o que contabilista Glauco Martins Bou Assi tomasse uma importante decisão: com 32 anos de vida, 14 deles dedicados à contabilidade, ele resolveu voltar à sala de aula. Cursando o primeiro ano de direito na Universidade Nove de Julho , Assi sabe que esse diploma será mais um diferencial na sua carreira.

“Dada a competição quase selvagem por um espaço no mercado, só os profissionais que se mantiverem sempre informados e procurando fazer cursos de especialização e atualização vão garantir um lugar ao sol”, diz.

O caso de Assi reflete uma tendência nesse segmento: o estudo e a atualização contínua, daqui para frente, deixará de ser uma prática isolada de vontade de cada contabilista para tornar-se quase uma obrigatoriedade.

“Todos os contadores que praticam a função têm como princípio fundamental se manterem atualizados, principalmente em um País onde as transformações são constantes na legislação”, afirma Olívio Koliver, doutor em ciências contábeis, presidente do Comitê de Investigação Contábil da Assessoria Interamericana Contábil , e diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade .

Por enquanto, apenas os contadores que exercem a função de Auditores Independentes de forma individual ou como responsáveis por empresas do ramo, com cadastro junto ao Conselho de Valores Mobiliários (CVM), são obrigados a cumprir a contínua atualização, de acordo com a Resolução CFC nº 45, de 27 de setembro de 2002, que fala sobre as normas para a educação profissional continuada. A novidade é que o CFC, os Conselhos Regionais de Contabilidade e o Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes (Ibracom) estão coordenando os procedimentos previstos nas normas para que a educação continuada seja obrigatória para todos.

A preocupação com a educação dos contabilistas tem motivos. Um deles é o famoso escândalo da Enron , empresa americana que divulgou o balanço com informações fraudulentas. “Foi por isso que a educação continuada foi implementada inicialmente para os profissionais da área fiscal”, ressalta Koliver.

Conscientização

Mas nem todos os contabilistas têm noção da importância da atualização. De acordo com Nelson Rocha, presidente do Conselho Regional do Rio de Janeiro (CRC-RJ) , 30% deles não sabem da importância de estar sempre estudando. Atualmente são 340 mil contabilistas registrados no Brasil, sendo que 130 mil têm curso superior.

No Estado de São Paulo, eles somam 92 mil profissionais, considerando que 52% têm nível técnico e o restante, superior completo. Para atender a esta demanda, o País está bem distribuído em relação a cursos. São mais de 400 de graduação e outros 442 cursos técnicos.

Fonte: DCI
   
 
 
  Voltar     Veja mais notícias
 
Informação Importante
SEFAZ PAULISTA DESCONTINUARÁ EMISSORES GRATUITOS DE NF-e e CT-e a partir de 2017
Conheça nosso
emissor de NF-e
Faça um teste Grátis
Cartilhas IOB
» Cartilha do Imposto
   de Renda 2016
» Cartilhas eSocial
» Cartilha da Emenda
   Constitucional 2015
» Cartilha da ECD
» Cartilha da ECF
» Substituição Tributária:
O que o contador precisa saber?
Agende uma visita
Quer receber uma visita comercial para conhecer nossos produtos e serviços?
 
ISSQN      
Legislação Municipal é com a IOB.
 
Newsletter
Receba diariamente em seu e-mail as notícias mais relevantes do meio regulatório.
         
 
 
© SAGE (BR) Limited