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Escrituração de livros comerciais

Publicado em 08/12/2003 09:07

A escrituração comercial deve seguir ordem uniforme, com a utilização de livros e papéis adequados, cujos número e espécie ficam a critério da empresa, cabendo observar que:

a) o Livro Diário é o registro básico de toda a escrituração contábil. Nele devem ser lançados, dia a dia, todos os atos ou operações da atividade que modifiquem ou possam vir a modificar a situação patrimonial da pessoa jurídica;

b) o Livro Razão é o livro (ou fichas) utilizado para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no livro Diário, ou seja, o livro Razão reflete exatamente aquilo que foi lançado no livro Diário, mas de forma individualizada (por conta ou subconta).

Nota
O “Razonete” (ou “Conta T”) é uma representação gráfica e resumida do livro Razão, utilizada basicamente para fins didáticos, que mostra todos os valores lançados a débito (lado esquerdo do “T”) e/ou a crédito (lado direito) da conta num determinado período, além do respectivo saldo (indicado no lado esquerdo, se for devedor, ou no lado direito, se credor).

c) Livro Registro de Duplicatas: a escrituração desse livro é obrigatória caso a empresa realize vendas a prazo com emissão de duplicatas;

d) outros livros auxiliares: há outros livros auxiliares da escrituração mercantil utilizados de acordo com as necessidades de controle da empresa, tais como os livros Caixa (que registra a movimentação de numerário – recebimentos e pagamentos – da empresa) e Conta-Corrente (que registra a movimentação bancária).
   
 
 
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