facebook twitter youtube

Acesse seu produto

 
 
 
     
 

Site do Cliente


Usuário

Senha

Esqueci minha senha

Informações de acesso

------------- ou -------------

CNPJ/CPF

Código de Acesso/Email

Informações de acesso


IOB Educação
Clique aqui e confira nossos treinamentos .

Atualize-se e capacite-se com os melhores profissionais das áreas contábil e financeira, tributária fiscal, trabalhista e jurídica.

Soluções Fiscais

Conheça as Soluções Fiscais da IOB Folhamatic, uma linha de produtos e serviços que garante conformidade e segurança no SPED.


Clique aqui e confira!
 
Líder em softwares de gestão de tesouraria para médias e grandes empresas.

Clique aqui e conheça!

 
CONTÁBIL Voltar
   
Envie essa notícia para um amigo.
 
Contabilidade - Assinatura de periódicos, jornais e revistas - Contabilização

Publicado em 22/09/2005 09:07

O registro dos gastos com assinaturas de periódicos, jornais e revistas deve ser efetuado de acordo com a utilização destes.

Por exemplo, as assinaturas de jornais e revistas para a administração serão apropriadas como despesa administrativa. Por sua vez, assinaturas destinadas ao departamento comercial serão registradas como despesas de vendas, assim como as assinaturas de edições técnicas para o setor de engenharia industrial serão registradas como custo de produção.

A vigência de uma assinatura pode ser mensal, trimestral, semestral, anual etc. Portanto, observado o regime de competência, torna-se necessário distribuir o gasto efetuado ao longo do período de vigência, adotando-se os seguintes procedimentos:

a) registra-se o gasto com assinaturas em conta ou subconta própria do subgrupo de despesas antecipadas, no Ativo Circulante ou no Realizável a Longo Prazo, dependendo do prazo de vigência da assinatura (até ou após o término do exercício seguinte), cuja contrapartida poderá ser a conta de disponibilidade que sofrer o desembolso, no caso de pagamento a vista, ou a conta do Passivo Circulante que registrar a obrigação assumida pela contratação da assinatura, caso esta tenha sido contratada para pagamento a prazo, e caso este ocorra até o término do exercício seguinte, ou no Realizável a Longo Prazo, caso o pagamento da assinatura ocorra em prazo superior;

b) para a distribuição do gasto incorrido pelo período de vigência da assinatura, divide-se o valor total do gasto pelo prazo contratado e apropria-se, mensalmente, a fração correspondente ao período transcorrido, creditando-se a conta de despesa antecipada e debitando-se a conta de despesa operacional ou custo de produção a que se referir à assinatura.

Lembra-se que, no caso de levantamento de balanços, as assinaturas com prazo de vigência superior a um ano terão o valor correspondente ao período que ultrapassar o término do exercício seguinte transferidos para o Realizável a Longo Prazo.

   
 
 
  Voltar     Veja mais notícias
 
Informação Importante
SEFAZ PAULISTA DESCONTINUARÁ EMISSORES GRATUITOS DE NF-e e CT-e a partir de 2017
Conheça nosso
emissor de NF-e
Faça um teste Grátis
Cartilhas IOB
» Cartilha do Imposto
   de Renda 2016
» Cartilhas eSocial
» Cartilha da Emenda
   Constitucional 2015
» Cartilha da ECD
» Cartilha da ECF
» Substituição Tributária:
O que o contador precisa saber?
Agende uma visita
Quer receber uma visita comercial para conhecer nossos produtos e serviços?
 
ISSQN      
Legislação Municipal é com a IOB.
 
Newsletter
Receba diariamente em seu e-mail as notícias mais relevantes do meio regulatório.
         
 
 
© SAGE (BR) Limited