eSocial

É um projeto do Governo Federal que unifica as obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias para envio ao Fisco, por meio de um canal digital único. O eSocial propõe uma enorme ampliação do detalhamento dos dados que, consequentemente, permitirá maior alcance e rigor dos órgãos fiscalizadores no cumprimento das obrigações principais e acessórias.

A partir daí, serão unificados os seguintes procedimentos:

  • Registro do empregado
    (inclusive substituição do livro);
  • Folha de pagamento e adiantamento;
  • SEFIP e FGTS;
  • RAIS;
  • CAGED;
  • DIRF;
  • CAT;
  • PPP;
  • MANAD;
  • Cumprimento de NR
    (Normas Regulamentadoras) específicas.

Desafios para sua empresa

A implantação do projeto eSocial exigirá das empresas uma reflexão aprofundada das suas rotinas, políticas e procedimentos internos na medida que grande parte das informações, antes em posse exclusiva da empresa, passará a ser apresentada e utilizada nas validações e auditorias dos órgãos fiscalizadores. Destacam-se alguns aspectos:

Maior complexidade em relação às demais obrigações SPED.

Necessidade de adquirir ou adaptar os sistemas de geração dos arquivos digitais.

Exigência de atualização de 100% dos cadastros de funcionários.

Cumprimento do prazo estabelecido pelo governo na entrega das informações.

A visão dos nossos profissionais

Com base nos projetos desenvolvidos pela Sage, apontamos os principais fatores de risco na implantação do projeto eSocial:

  • 93%
    das empresas necessitaram adequar ou implantar os controles sistêmicos e eletrônicos das rotinas de medicina e segurança do trabalho;
  • 89%
    das empresas precisaram revisar as práticas trabalhistas, legais e de segurança do trabalho para adequar-se às novas exigências;
  • 33%
    das rubricas analisadas apresentam algum tipo de inconsistência;
  • 63%
    dos campos exigidos nos leiautes não constavam nos sistemas das empresas.

Fonte: Sage IOB

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