Publicado em 23/08/2018 11:57 A Procuradoria Geral do Município promove, até o próximo dia 24, na Barra da Tijuca, o mutirão do programa Concilia Rio, que permite aos contribuintes negociar dívidas de IPTU, ISS e outros débitos e obter descontos nos juros. Uma grande operação de atendimento especial foi montada no shopping Città Office Mall para garantir que todos os contribuintes em débito com o Município tenham a oportunidade de se beneficiar do programa, que se encerra no dia 17 de setembro. O mutirão funcionará das 9h às 16h, no novo posto da Dívida Ativa aberto no shopping em julho deste ano.
A Lei 6156/2017, que criou o programa Concilia Rio, prevê redução de 80% nos juros para o pagamento de dívidas tributárias à vista. Em caso de parcelamento do débito, o desconto nos encargos moratórios varia de 50%, em até 24 vezes. E ainda, desconto de 30% nos juros para parcelamento de 25 a 48 vezes. Após o prazo final, não será mais possível abater os juros da dívida, por isso, para assegurar que todos os devedores tenham a chance de aderir ao programa, os sete postos fixos da Dívida Ativa (veja lista abaixo) também estão funcionando para atender aos contribuintes.
O devedor deve ficar atento e aproveitar a oportunidade para pagar com desconto já que a Dívida Ativa iniciou, no mês passado, a cobrança por meio do protesto, ou seja, quem não negociar os débitos pode ter o nome incluído no cadastro de restrição ao crédito.
O pagamento do imposto em dia é sempre a melhor escolha. O contribuinte que deixa de pagar o carnê do IPTU, por exemplo, e consegue negociar no Concilia tem apenas desconto nos juros, a dívida principal continua a ser cobrada.
Fonte: RJ/Rio de Janeiro |